quinta-feira, 1 de novembro de 2007

JORNADAS LIBERTÁRIAS/SP-2007 FORAM VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA!

JLP/SP-2007 FORAM VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA!
Parte da Campanha de Recuperação da Memória Operária, das grandes lutas - que levaram a conquista dos direitos que os capitalistas tentam destruir hoje - as Jornadas Libertárias de Protesto de São Paulo, com a discussão sobre a atualidade da GREVE GERAL DE 1917, marcam o início de julho na cidade de São Paulo - em especial na região de Santo Amaro.

JORNADAS LIBERTÁRIAS DE PROTESTO DE SÃO PAULO 2007@@ NOS 90 ANOS DA GREVE GERAL DE 1917 @@AVANÇO DA UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO LIBERTÁRIO BRASILEIRO É UMA VITÓRIA DA CLASSE TRABALHADORA.
Reforçando a campanha da FOSP/COB-ACAT/AIT de recuperação da Memória Operária, das grandes lutas - que levaram a conquista dos direitos que os capitalistas tentam destruir com suas reformas - as Jornadas Libertárias de Protesto de São Paulo, centradas na discussão sobre a atualidade da GREVE GERAL DE 1917, marcam o início de julho na cidade de São Paulo - em especial na região de Santo Amaro.
Marcada por uma campanha de divulgação que se iniciará na grande manifestação do 1º de Maio Operário e Libertário, chamado pelo Movimento pela Reativação da COB-AIT com o apoio do MLB, em especial do movimento punk.
Essa divulgação manteve a Greve Geral de 17 como um tema atual, abordado em dezenas de manifestações culturais e proletárias, durante os meses de maio e junho. Assim, através de milhares de cartazes, boletins, jornais e filipetas centenas de milhares de pessoas souberam de um dos fatos mais importantes da luta operária brasileira que tanto o Estado quanto a burguesia e os partidos políticos se esforçam tanto para apagar da história - ou descaracterizá-lo.Essa intensa atividade encontra seu ápice entre os dias 6 e 9 de julho, momento crucial da greve em 1917 - que culmina com o assassinato do jovem operário de 22 anos José Martinez, militante anarcosindicalista da FOSP/COB. Nesses mesmos dias, 90 anos depois, aqueles fatos foram amplamente divulgados, discutidos e relembrados no centro de Santo Amaro, na Casa de Cultura Manoel Mendonça, nas perclaras e emocionantes discussões das Jornadas Libertárias de Protesto.
Na sexta- feira, dia 6 de julho, a partir das 19 hs foi exibido o filme OS LIBERTÁRIOS seguido de intenso debate* sobre a atualidade da Greve Geral. No sábado, 7 de julho, a partir das 10 hs tivemos a palestra sobre A REVOLUÇÃO ESPANHOLA E A LUTA ANTIFASCISTA, seguido de intenso debate, teve que ser interrompido as 13:30 hs (intervalo para o almoço) onde foi deliberado um lanche coletivo, precedido de uma "vaquinha" para a aquisição de pão, recheio e bebidas - não alcoólicas (tudo num clima de muita fraternidade e espontaneidade, numa forma autogestinária e assembleária. A partir das 14:30 recomeçam as atividades programadas com as Palestras Militantes: INDIVIDUALISMO, AUTONOMIA E FEDERALISMO**; A QUESTÃO DA MULHER; O MOVIMENTO PUNK; A CONTRA-CULTURA; A PEDAGOGIA LIBERTÁRIA (uma das palestras - sobre Sindicalismo - foi cancelada, para se aumentar o tempo das discussões, se entendendo que era o tema geral de todas as discussões). A discussão se encerraria as 20 hs, horário marcado para a 1ª confraternização formal das JLP/SP-07: o Sarau SEMENTE DE FOGO, que se iniciando as 20 :30 hs - com histórias, homenagens, poemas, grupo de dança e canções (inclusive com a apresentação de uma banda) se encerraria por volta da meia-noite.
O domingo começa cedo para os sindicalistas revolucionários, que já desde as 9 hs chegavam à Casa Negra (Espaço Julio Guerra) vindos desde Sorocaba, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Campinas, Osasco, Franca (além de outras cidades do interior, da baixada e de vários pontos de São Paulo) no vitorioso V Congresso Operário Paulista, mais de 25 participantes - além da delegação do Secretariado da Seção da AIT no Brasil. As atividades na Casa de Cultura Manoel Mendonça, se reiniciam a partir das 14 hs, com exibição de filme, palestra e debate sobre o Movimento Punk e a Luta Antifascista, a cargo do MAP-SP e da União do Movimento Punk (UMP). A partir das 18 hs, encerrados os debates do V Congresso Operário Paulista e das discussões sobre o movimento punk todos se unem na GIG de Protesto Lúdico, FESTA JULHINA A SÃO BAKUNIN, ponto culminante da confraternização, não só entre os participantes das JLP/SP-07, mas também com populares que se achegaram para acompanhar a estranha, porém fraterna festa, onde bandas da periferia FORÇA INGOVERNÁVEL, 100 VERBA, RESISTENCIA, FAMÍLIA ITAOCA, REVOLTA POPULAR, mostrando a união do punk com o hiphop de combate, coroou o sentimento geral de união fraterna do Movimento Libertário Brasileiro, pronto a continuar a luta dos lutadores da grande Greve Geral de 1917.
De toda a programação a única coisa que ficou comprometida foi a realização de um Ato de Desagravo a José Inheguez Martinez, mártir da Greve Geral de 1917. Esse ato, que se daria a beira de seu túmulo, com a instalação de uma placa comemorativa da continuidade de sua luta, se viu comprometido pelo fato de que seu túmulo não foi localizado no Cemitério do Araça - onde havia sido enterrado na época e se encontrava seu túmulo, de acordo com bibliografia consultada. A Coordenação da FOSP/COB-AIT se comprometeu a pesquisar seu destino e manter a proposta para uma nova data a ser divulgada.
O balanço geral é amplamente positivo, não apenas pela ação de propaganda prévia que levou a informação da Greve de 17 para milhares que não tinham a menor idéia desses fatos, mas pela profundidade das discussões e seus resultados práticos, para um público circulante de cerca de 500 pessoas - com o pico de 250 a 300 pessoas nas atividades de domingo. Outro dado importante é a composição do público, muitos jovens (dezenas entre 15 e 25 anos), dezenas de populares e simpatizantes (em geral da região de Santo Amaro, negros e brancos, homens e mulheres, empregados, subempregados e desempregados) e, inclusive, algumas pessoas que estão rompendo com os partidos políticos da esquerda autoritária - que deram eco e testemunho pessoal as denúncias que fazíamos quanto as crescentes práticas fascistas da esquerda bolchevique. Outro dado importante foi o calor das discussões e do espírito de luta dos participantes, que até o último dia, durante a GIG - já a noite - tentavam puxar uma manifestação de rua para o dia 9.
VIVA A FOSP/COB-ACAT/AIT! VIVA O MLB!VIVA AS JLP/SP-07!
* A Comissão Organizadora das JLP/SP-07 informou que a palestrante convidada, profa. Christina Lopreatto, informou que não poderia estar presente por compromissos profissionais e se dispôs a participar em uma data próxima - a ser divulgada.
** Da mesma forma a Comissão Organizadora das JLP/SP-07 informou que o palestrante convidado, prof. Edson Passetti do NUSOL e da PUC-SP, não pode comparecer e se dispôs a participar de atividade em uma data próxima - a ser divulgada.

Pela Coordenação Estadual da Federação Operária de São Paulo
FOSP-COB / ACAT-AIT.

Nenhum comentário: